Peixada
O consumo de peixes tantos de água doce quanto salgada é uma tradição no Piauí. Isso se deve ao fato de que algumas de suas cidades mais relevantes, como Teresina, Barras, Floriano e Parnaíba, serem banhadas por rios quanto pela religiosidade. O consumo de pescados é um hábito importante sobretudo na Semana Santa, período que, para os católicos – que correspondem a 84,5% da população do estado, segundo dados do IBGE – é um momento para abster-se da carne vermelha.
O fato é que os peixes são tradicionalmente consumidos fritos – a piaba frita é uma iguaria no bairro Poti Velho, em Teresina –, assados, em recheios de tortas e ainda em moquecas e peixadas, que rendem outra paixão no Piauí: o pirão.
Receita
O litoral piauiense pode ser o menor em extensão territorial, mas tem uma variedade imensa de paisagens, praias, mangues, rios, lagoas, e o Delta do Parnaíba. Ao longo de seus 66 km, a cultura, história e a gas- tronomia saltam aos olhos. Uma das maneiras de se apreciar a culinária local é indo aos estabelecimentos à beira-mar, entre as quais, se destaca a Barraca do Preto, na cidade de Luís Correia. Entre peixes e crustáce- os, um dos pratos mais pedidos é a peixada, cuja receita vem a seguir:
Ingredientes
- 500g de filé de pescada amarela
- 2 ovos cozidos
- 50g de tomate
- 50g de pimentão
- 50g de cebola
- Cheiro-verde a gosto
- 100g de batata inglesa
- 100g de cenoura
- 100ml de leite de coco
- Óleo vegetal para refogar
- Sal a gosto
- Corante de urucum (colorau) a gosto
Preparo
Corte as verduras em cubinhos e leve para refogar em óleo com o corante de urucum e sal a gosto. Em seguida, acrescente a batata e a cenoura cortadas em pedaços grandes, previamente cozidos por 10 minutos. Acrescente o peixe e adicione água até cobrir. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Para finalizar, acrescente o leite de coco e o cheiro-verde picado, deixe cozinhar por mais 5 minutos e está pronto.
Dicas
- O pirão feito do caldo da peixada com farinha de mandioca fica uma delícia.
- O arroz também é o melhor acompanhamento para a peixada.
- Tanto faz que ele seja branco, como baião de dois ou colorido (feito com açafrão, pimentão, cebola, cenoura ralada e milho, especialidade da Barraca do Preto).