Museu Mãe Iracema

O Museu de arte sacra Mãe Iracema fica localizado na no município de Corrente. Fundado por Sebastião Cavalcante Barros que é Professor, Museólogo e um dos filhos de Sebastião e Iracema. Todo o acervo foi doado pelo fundador, são itens de arte sacra, pinturas e antiguidades. A construção do espaço foi feita por iniciativa privada e levou 5 anos para ser concluída. O projeto visa atender a comunidade e dialogar com a história do município.

Está localizado na Rua Getúlio Vargas, próximo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com entrada pelo antigo casarão onde residiu Maria Germana Pacheco e nasceram e cresceram seus filhos João, Luiza (Lili), Iracema e Joaquina (Joaquininha), hoje restaurado e funcionando como recepção do museu e da biblioteca. Nas novas e modernas instalações, construídas sob os auspiciosos dos filhos de Sebastião e Iracema Cavalcanti Barros, funcionam o museu e a biblioteca.

Foi inaugurado em 21 de janeiro de 2019 e, desde então, é aberto ao público para visitação, promoção de eventos culturais, e cursos de formação.

O nome é uma homenagem a Iracema Cavalcante Barros, mulher dinâmica e generosa, conhecida pelo acolhimento que dispensava a todos que a procuravam, casada com Sebastião de Souza Barros, cuja prole numerosa muito tem contribuído para a história e engrandecimento de Corrente, criadores e fundadores do Museu Mãe Iracema.

Notícias relacionadas