Pintado
Milho e feijão são culturas complementares para o agricultor familiar. Isso porque a plantação consorciada acaba catalisando o que há de melhor entre as duas plantas, melhora a produtividade dos grãos, diminui a incidência de pragas e protege o solo. Essa parceria acabou acontecendo também na panela e deu origem ao pintado, também chamado de mungunzá salgado, no Piauí. Nesta preparação, mais comum no sul do estado, os dois grãos são cozidos com carnes bovina e suína, gerando um cozido colorido e cheio de sabor.
Receita
Valdira Ribeiro, mais conhecida como dona Dirinha, é natural de São Raimundo Nonato e aprendeu a fazer o pintado com sua mãe, assim como muitas outras receitas que fazem sucesso em sua cozinha. Ela conta que, desde que se percebeu como gente, já cozinhava. O pintado era uma receita feita para toda a família e, até hoje, faz nas reuniões de família. É dela a receita a seguir:
Ingredientes
- 1kg feijão verde cozido
- 500g milho cozido
- 500g linguiça caseira
- 1kg ossada de boi (corte de carne com ossos)
- 1kg pé de porco
- 150g toucinho
- 2 cebolas roxas picadas
- 2 pimentas de cheiro picadas
- 4 dentes de alho
- Pimenta do reino a gosto
- Cheiro-verde a gosto
Preparo
Cozinha-se o feijão, em seguida, o milho separadamente e reserve. Cozinhe a ossada e o pé de porco juntos na panela de pressão por cerca de 30 minutos e reserve. Em uma panela, frite o toucinho e a linguiça juntos até dourar. Quando estiverem dourados, acrescente a cebola, o alho e refogue bem. Adicione a pimenta de cheiro e a pimenta do reino. Em seguida, adicione o feijão cozido com o caldo, o milho, a ossada e pé de porco. Misture bem e deixe cozer em fogo médio por cerca de 15 minutos para o tempero encorpar no milho e no feijão. Finalize com cheiro-verde e sirva em seguida.
Dicas
- Sua dica é servir o pintado em uma tigela com um pouco de arroz branco.
- Pode ser servido também com a farinha branca.