4

Delta do Parnaíba

O Delta do Rio Parnaíba ou Delta das Américas corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e Piauí. A foz abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, repleta de dunas, mangues e ilhotas, com fauna e flora peculiares, garantem um cenário paradisíaco para os turistas.

A Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do arquipélago, fica nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí. A segunda maior, a Ilha das Canárias, fica em Araioses, no lado maranhense. Outra ilha de destaque é a Ilha do Caju, que é particular e está a 50km de Parnaíba.

A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba abrange 10 municípios: Tutóia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce do Maranhão, no Maranhão; Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí; Chaval e Barroquinha, no Ceará. Os recursos naturais são protegidos pela Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.

O Delta do Parnaíba faz parte do roteiro turístico da Rota das Emoções, cuja maior cidade é Parnaíba, no Piauí. Em sua extremidade ocidental, fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que começa em Paulino Neves, no Maranhão; do lado oriental, está o Parque Nacional de Jericoacoara, a partir de Camocim, no Ceará.

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, tendo suas nascentes protegidas pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Depois de percorrer 1.450 km, desemboca no Oceano Atlântico, onde despeja muitos sedimentos, que formam ilhas e dunas.

Qual é o aeroporto mais próximo de Delta do Parnaíba?

O aeroporto mais próximo ao Delta é o Aeroporto Internacional de Parnaíba “Prefeito Dr. João Silva Filho”. O trajeto do Aeroporto a Tatus, no Delta, tem a duração de 31 minutos de carro.

Entretanto, pode-se chegar ao Delta do Parnaíba pelos seguintes aeroportos:

Aeroporto de Teresina “Senador Petrônio Portela, a 5h33 de carro até o Delta do Parnaíba;
Aeroporto Internacional “Pinto Martins”, de Fortaleza, a 6h38 de carro.

Qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba?

A melhor época para visitar o Delta do Parnaíba é no período de maio a agosto (outono/inverno). Nessa época a região recebe menos chuva, o calor diminui e as lagoas estão cheias e cristalinas.

Também os meses de dezembro a janeiro (verão) é uma boa época para visitar o Delta, pois nesse período as chuvas ainda não são tão constantes. Uma ótima época para aproveitar as férias escolares.

Entre maio a setembro (outono à primavera), também é uma ótima época para curtir as festas juninas. Nesse período, o centro histórico das cidades no Delta te deixará encantado, especialmente à noite, quando a região fica agitada com a presença de turistas e festas.

Quem ama praticar esportes, vai adorar visitar o Delta de agosto a setembro (inverno/primavera). É nessa época em que os ventos sopram mais fortes, ideal para a prática de kitesurf e Windsurf.

8 passeios imperdíveis!

1. Porto das Barcas

O Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba. Possui armazéns construídos no século XX para estocar cera de carnaúba e babaçu, hoje utilizados para outras finalidades.

Tais como lojas de artesanato, pousadas e agências, além de um posto de polícia, restaurante, bares e grande estacionamento.

Ali você poderá visitar as ruínas, que guardam momentos importantes da história do Piauí. Nesse local poderá apreciar a paisagem, suas ruas estreitas com prédios históricos, tudo muito rústico.

Encontrará no local artesanato da região em estilos e peças diversificadas, como a opala de Pedro II, quadros pintados por artistas locais, arte santeira e também lembranças do Delta.

2. Ilha das Canárias

Situada no município de Araioses (MA), divisa do Piauí, na reserva extrativista marinha do Delta do Rio Parnaíba, a 11 Km do município de Parnaíba, a ilha reúne quatro povoados: Caiçara, Passarinho, Torto e Canárias.

Moram na ilha apenas 1.800 pessoas, que levam uma vida pacata e vivem da pesca artesanal e dos caranguejos tirados dos mangues.

É uma área de preservação ambiental do nordeste brasileiro com 17 mil hectares de mangues e dunas, flora e fauna diversificadas, encontradas só ali, como animais, mata ciliar e raízes suspensas às margens do manguezal.

Tudo isso rodeado por praias naturais para descansar e curtir a natureza. É o lugar ideal para quem aprecia turismo ecológico e muito sossego.

3. Ilha do Caju

Localizada a 50 quilômetros de Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí, a Ilha do Caju apresenta temperatura média de 27° C. Apresenta cinco ecossistemas: alagados de água salgada, campos, matas, dunas e mangues.

Considerada um paraíso turístico, é uma das raras regiões brasileiras que concentra tanta diversidade em um só território.

4. Revoada dos Guarás

É uma das atrações mais valorizadas do Delta do Parnaíba e da Rota das Emoções. Consiste na apreciação do sobrevoo desses pássaros, ao cair da tarde, quando o céu se tinge de vermelho devido às penas dos Guarás.

Você pode fazer esse passeio pela Rota Combo. O passeio sai do Porto de Tatus em lancha rápida, que desliza pelo labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba, rumo à Bia do Caju e Ilha dos Guarás.

5. Praia da Pedra do Sal

Possui 8 km de extensão e fica a 15 km de Paranaíba, na Ilha Grande de Santa Isabel. Impressiona pelo conjunto de rochedos graníticos que segue oceano adentro e divide a praia em mar bravo e mar manso.

O lado do mar bravo é popular entre os surfistas devido às ondas muito fortes, ideais para surfar. Já o lado do mar manso é muito procurado para ver o pôr do sol, pescar e descansar.

Durante o dia os quiosques abrem para serviços de bar e outros.

6. Praia do Atalaia

Situada no município de Luís Correia, é a principal praia do litoral do Piauí. Atrai muitos turistas por se estender ao longo da orla em areias planas, banhadas por ondas brandas.

Possui quiosques de serviços, calçadão a beira mar, banheiros, praças para eventos e pontos de acessibilidade.

7. Passeio Tradicional pelo Delta do Parnaíba

É o mais procurado pelos turistas para ver o homem lama capturar o caranguejo. Consiste em uma viagem por mangues, rios e igarapés a bordo de embarcações para até 80 pessoas. Sai do Porto dos Tatus, a 14 km de Parnaíba.

O passeio dura 6 horas, com duas paradas: uma hora na Ilha dos Poldros para banho de mar e uma hora no Morro Branco, uma duna no meio do rio com altura de 30 metros, para banho de água doce.

Em seguida retorna ao porto pelo leito principal do rio. O passeio inclui lanche com frutas tropicais , almoço e caranguejada.

Veja como contratar o passeio e mais detalhes AQUI.

8. Tour gastronômico

Essa opção é para quem prefere explorar as maravilhas locais pela cidade, especialmente conhecendo a culinária típica da região.

Afinal, é nessa área onde se encontram uma variedade de caranguejos que compõem os diferentes pratos. Nesse sentido, aproveite as delícias do restaurante Casa de Caboclo, nas Ilhas Canárias, para experimentar a moqueca de frutos do mangue.

Em Ilha Grande, não deixe de visitar o restaurante Barlavento para degustar porções de caranguejo. Quando for à Tutóia, visite o restaurante Flor do Mangue para experimentar o prato sururu ao leite.

Referência:

Notícias relacionadas