4

Tapioca

O crepe de tapioca, conhecido como “beiju de tapioca”, “beiju mole”, “tapioca” ou “tapioquinha”, é uma receita genuinamente brasileira, herdada da cultura culinária indígena.

A cultura alimentar do Piauí é fortemente influenciada pela presença indígena. Isso é evidente no uso de utensílios como balaios, abanos, cestas, jacás, arupembas e quibanes, além das cuias e coités. Além disso, alimentos como abóbora, batata doce, milho e pimentas, técnicas como a paçoca e hábitos de consumir refeições acompanhadas de frutas frescas também refletem essa influência.

A mandioca é um elemento central na culinária piauiense. Por todo o estado, ainda é comum encontrar casas de farinha, onde a mandioca é processada em diferentes produtos: goma, farinha, massa de mandioca e puba. Os fornos dessas casas, além de tostar farinha, são usados para preparar beijus. Dependendo dos ingredientes adicionados à massa de mandioca, temos o beiju de massa ou beiju de farinhada. Diferente deste, há o beiju de goma, preparado nas cozinhas das casas, usando goma umedecida e levada à frigideira.

Em algumas áreas do Piauí e em outros estados brasileiros, este último beiju é frequentemente referido como tapioca.

A primeira notícia sobre a “tapioca com coco” (crepe de tapioca recheada com coco ralado), servida durante as refeições no lugar do pão, data de 1618, nos “Diálogos das Grandezas do Brasil” de Ambrósio Fernandes Brandão.

O crepe de tapioca é um disco hidratado de farinha de tapioca levemente salgada, cozido, recheado e dobrado ao meio. É tão versátil: você pode saboreá-los a qualquer hora do dia e pode ser usado para pratos doces ou salgados. Os tipos de recheio mais populares são coco ralado na hora, manteiga, queijo de coalho, goiabada com queijo (Julieta e Romeu), coco e leite condensado, carne seca, frango, entre outros. É muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e nas praias do Rio de Janeiro.

Ingredientes

  • farinha de tapioca hidratada (“Massa pronta para tapioca”)
  • coco fresco ralado ou seu recheio preferido

Método de preparação

  • Aqueça uma frigideira antiaderente sem untar.
  • Ligue o fogo baixo e espalhe uma fina camada de farinha de tapioca hidratada em uma frigideira ou passe a fécula de mandioca fresca ou úmida por uma peneira grande direto para a frigideira.
  • Espere até que os grânulos de amido se unam formando um disco flexível. Quando as bordas começarem a se afastar dos lados da panela, vire o crepe e cozinhe o outro lado. O tempo de cozimento é tão curto. O crepe deve ser branco e flexível.
  • Decore a gosto, dobre ao meio e sirva imediatamente.

Notícias relacionadas

Onde comer

Compartilhar