Peta
A goma, nome piauiense para o polvilho de mandioca, é um ingrediente básico para um número grande de preparações, entre elas, os biscoitos, dos quais a peta é a rainha.
A crocância e o sabor característicos são grandes parceiros de um cafezinho. E de um chá. E de um suco.
Até mesmo de um refrigerante. São encontradas em formato de bolinhas, palitos e rosquinhas ficando esta escolha uma decisão do freguês. Difícil é experimentar e comer apenas uma.
Receita
Evangelina dos Santos tem 70 anos e faz biscoitos na cidade de Oeiras há pelo menos 40 anos. Ela conta que aprendeu observando a dona Nininha, que lhe ensinou a fazer as mais tradicionais receitas da época, reproduzidas até os dias de hoje. Além da peta, dona Evangelina também faz biscoitos de leite de coco, mariquinha, caridade, fortuna e biscoito de cera, todos feitos à base de goma ou de trigo.
Ingredientes
- 1kg de goma
- 125 ml de óleo
- 1/4 xícara de manteiga da terra
- 1/2 colher de chá de sal
- 10 ovos
- Margarina para untar
Preparo
Peneire a goma, adicione o sal, misture e reserve. Coloque em uma panela o óleo para ferver com a manteiga da terra e a de água. Após a fervura, junte à goma e mexa. Esse processo irá escaldar a fécula. Deixe esfriar. Amasse com as mãos e acrescente os ovos inteiros batidos em neve aos poucos, até obter uma massa grossa, porém líquida. Se necessário, acrescente mais ovos. Em seguida, coloque a massa em saco de confeitar ou um pacote de trigo vazio e limpo, cortando a ponta para moldar as petas – em bolinhas, rosquinhas ou palitos – na assadeira untada com margarina. Leve ao forno pré-aquecido para assar por aproximadamente 10 minutos.
Dicas
- A massa deve ficar um pouco líquida, mas firme.
- Para quem não tem habilidade com o saco de confeiteiro, é possível formatar as rosquinhas colocando cerca de uma colher de massa na assadeira, em seguida, untar o dedo com óleo e, com ele, abrir no centro da massa um círculo.