Bomba
Os sírios-libaneses fixaram-se no Piauí no século XIX, sobretudo em Parnaíba, Teresina e Floriano, onde deixaram marcas no comércio, inclusive o voltado para a venda de alimentos. Um destes exemplos foi a lendária Bomboniere, lanchonete das irmãs Zezé e Marlene Ferreira que era um ponto de encontro no Centro da capital piauiense desde 1958. Empresária e criativa, dona Marlene, de ascendência síria, conta que em uma nova lanchonete, chamada Majer Lanches, em 1982, enquanto fazia esfirras, pegou a massa que sobrou, recheou de presunto e queijo, deu o formato de uma bola, empanou, e pediu para o irmão: “depois frita aí pra nós, esta bomba”. E assim nasceu um clássico que décadas depois é símbolo do Piauí e está em todos os lugares desde lanchonetes a padarias, além de ter cruzado divisas e se tornado um salgado popular mesmo em estados vizinhos. A partir da receita original, os cozinheiros locais também derivaram e espalharam a bomba com outras variações: massa mais adocicada ou colorida, recheios diversos desde mortadela, passando por calabresa, pepperoni, carne de sol, entre outros tamanhos que vão desde petiscos a gigantescas explosões de sabores que pode pesar até mais de 3kg.
Receita
A receita de dona Marlene fez tanto sucesso que é reproduzida em praticamente todas as lanchonetes e padarias de Teresina com inúmeras variações. A receita original, entretanto segue sendo cultivada pela família da criadora original, na lanchonete Doce Vício, localizada no Centro de Teresina. O preparo a seguir foi repassado por Ricardo Rodrigues, que trabalhou muitos anos com dona Marlene. A única alteração feita é o empanamento realizado agora com farinha panko ao invés da farinha de rosca.
Ingredientes
Massa:
- 1 batata inglesa cozida e amassada
- 20g de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de margarina
- 3 gemas
- 500 ml de leite
- 1 kg de farinha de trigo
Recheio
- 600g de presunto em cubos
- 300g de muçarela em cubos
Empanamento
- 3 claras de ovo
- 400g de farinha panko
- Óleo para fritar
Passo a passo
- Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e reserve.
- Bata os demais ingredientes no liquidificador até ficar um líquido homogêneo e adicione ao trigo.
- Misture e sove com a mão, até a massa ficar bem lisa. Deixe por cerca de 15 minutos.
- Divida a massa em 15 porções e abra cada uma delas na mão, formando círculos. Recheie com o queijo e presunto e feche como se fosse uma coxinha.
- Em seguida modele para virar uma bola. Deixe descansar por mais 15 minutos.
- Em seguida, passe as esferas nas claras de ovo e depois na farinha panko. Frite as bombas em óleo a 170°C por cerca de 7 minutos de cada lado, até dourar.