Marco de Fundação da Cidade de Teresina (Coluna do Saraiva)
Centro (Sul) •
Marco principal da fundação de Teresina, esta coluna está localizada na antiga Praça da Constituição, hoje Marechal Deodoro da Fonseca, e homenageia o fundador da cidade, Conselheiro José Antônio Saraiva. A coluna de mármore chegou a Teresina em 19 de abril de 1859, trazida pelo vapor “Uruçuí”, e no dia 21 de agosto daquele ano foi colocada em um pedestal.
O Marco de Fundação da cidade encontra-se na Praça Marechal Deodoro. O monumento, erguido em 1859, é esculpido em mármore Carrara, vindo da Itália, e tem inscrições em latim que registram a fundação de Teresina
Disponível em: http://www.piaui.pi.gov.br/terra-querida/historia/id/5488. Acesos em: maio 2016.
A Praça Marechal Deodoro, também conhecida como Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Teresina, foi o núcleo de povoamento inicial da nova Capital. Inicialmente denominada de Praça da Constituição, passou a ter outros nomes, como Praça do Palácio e Largo do Amparo. O local também abrigou um parque no seu interior, com criação de aves e animais exóticos, e por isso era chamado Parque da Bandeira. Era um descampado ao redor do qual foram sendo construídos os prédios públicos essenciais ao funcionamento da Província: Mercado, Igreja, Assembleia, Sede do Governo e Tesouro Provincial.
Disponível em: http://www.piaui.pi.gov.br/terra-querida/historia/id/5488. Acesos em: maio 2016.
O templo católico mais antigo da capital piauiense é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, localizada na Praça Marechal Deodoro, foi inaugurado e entregue à comunidade 131 dias depois da fundação de Teresina. Teve a pedra fundamental lançada em 25 de dezembro de 1850. Em dezembro de 1852 foi inaugurada e elevada à categoria de Matriz da cidade; estando pronta apenas a capela-mor. O próprio Imperador Pedro II contribuiu com um conto de réis para sua construção. As torres neogóticas que a caracterizam foram construídas durante a década de 50 do século XX, quando de seu centenário, sendo o Vigário-Geral o Monsenhor Joaquim Chaves.
Disponível em: http://paroquiadoamparo.webnode.com.br/historia/. Acesso em: maio 2016.
O prédio do Ministério da Fazenda foi construído no início dos anos 1970, ficando confiada à execução a Construtora Lourival Sales Parente, que indicou o arquiteto Antonio Luiz para desenvolver o projeto. Antes, em seu local ficava o prédio do Tesouro Provincial. Funcionou também no local do edifício a Secretaria de Fazenda, no período Republicano, o Departamento de Administração Geral, a Faculdade de Direito do Piauí e outros órgãos governamentais.
Disponível em: http://www.docomomo.org.br/seminario%206%20pdfs/Joene%20Saibrosa%20da%20Silva.pdf. Acesso em: jun. 2015.