4

Teatro 4 de Setembro

O Teatro 4 de Setembro conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Esta localizado na praça Praça Pedro II, no Centro da capital teresinense e é um dos principais palcos para as artes cênicas no Estado.

A ideia de construção do teatro foi de um grupo de senhoras e da Primeira Dama do estado, que ansiavam por uma casa de espetáculos confortável e moderna para nova capital. O então Presidente da província do Piauí, Theophilo dos Santos, iniciou a obra em 4 de setembro de 1889.

A planta do teatro foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak, e a colocação da pedra fundamental no dia 21 de setembro de 1888. Com Proclamação da República do Brasil, as obras não tiveram continuidade em virtude dos acontecimentos políticos do país.

Dia 21 de abril de 1894, foi inaugurado o teatro, em concorrida solenidade e aberto a visitação pública, apesar de ainda não possuir cenários, camarins, mobiliário e decoração. Em 1952, passou por reforma, sendo preparado para sediar as comemorações do primeiro Centenário.

Espaço com 600 lugares, a maior casa de espetáculos do Piauí conta com recursos de som e iluminação próprios para apresentações teatral – adulto e infantil, de dança e de humor. O Theatro 4 de Setembro está integrado ao Clube dos Diários, configurando um verdadeiro Complexo para a arte e para a cultura piauiense.

Aberto para a comunidade em geral de segunda a sábado, para apresentações e visitação. O prédio possui portas em arco ogival e frontão decorado, simetria da fachada e distribuição eqüitativa das janelas laterais. A última reforma demoliu o anexo existente nas laterais para implantação de um jardim e valorização da arquitetura do teatro.