Coronel José Dias
Coronel José Dias é um município brasileiro pertencente ao estado do Piauí.
Localiza-se a uma latitude 08º48'59" sul e a uma longitude 42º30'45" oeste, estando a uma altitude de 413 metros. Foi criado em 1995 pela Lei Estadual nº 4.810 de 14 de dezembro de 1995, sendo desmembrado dos municípios de São João do Piauí e Lagoa do Barro do Piauí.
Segundo do Censo 2010 sua população é de cerca de 4.541 habitantes sendo que 90,8% desse total são residentes da zona rural. Estima-se que 58% da população acima de 10 anos de idade é alfabetizada. A Economia gira basicamente em torno dos setores primário e terciário. Em 2011, cerca de 71% do PIB do município era proveniente da prestação de serviços[5].
História
O nome do município foi dado em homenagem ao Coronel José Dias de Souza, (24 de Abril de 1878 a 7 de Dezembro de 1962), filho de Mariano Dias de Souza e de Ana Maria da Silveira. Natural de São Raimundo Nonato, onde sempre viveu, prestando relevantes serviços a comunidade, onde foi advogado, promotor público, prefeito municipal, deputado estadual e Tenente-coronel da Guarda Nacional.
Foi casado em primeiras núpcias em 1897 com Maria Martins e em segundas núpcias em 1911 Ana da Silva Dias (mãe Dié), teve 22 filhos.
Em 20 de janeiro de 1910 por decreto do hoje extinto "Ministério da Justiça e Negócios Interiores" (publicado no Diário Oficial da União de 27 de janeiro de 1910) José Dias de Souza é nomeado Estado-maior–Tenente-coronel da Guarda Nacional à frente do 153º Batalhão de Infantaria da Comarca de São Raimundo Nonato, daí o título de Coronel.
As terras pertencentes ao Parque Nacional da Serra da Capivara faziam parte do patrimônio do Coronel José Dias e foram doadas pelos seus descendentes à República Federativa do Brasil, ato que reconhece a importância da gestão desse patrimônio arqueológico. Atualmente, diversos descendentes do Coronel desenvolvem carreira acadêmica ligada a História, Geografia e Arqueologia como a Msc. Claudete Maria Miranda Dias e o Eng. Cid de Castro Dias (neto) e outros ganharam destaque não só no estado, mas nacionalmente, como o Senador Manoel da Silva Dias (filho) e o deputado estadual João Batista de Castro Dias (neto).
Em 29 de abril de 1992, o distrito Várzea Grande do município de São Raimundo Nonato foi emancipado, dando origem ao município Coronel José Dias.